sábado, 16 de maio de 2009

Vacine-se: A mídia mente


Dois fatos nesta semana demonstram, claramente, como a mídia mente descaradamente. O primeiro de repercussão nacional e outro, aqui na Bahia. A nível nacional, na última terça-feira, o jornal O GLOBO, do grupo da família Marinho, publicou uma fraude deslavada, registrando uma suposta manifestação contra Lula, em Brasília. Na verdade, a manifestação era contra o Governo do Dsitrito Federal e Lula ao estar no local, foi dialogar com os manifestantes. Os manifestantes, em verdade, gritavam "Lula eu te amo" e, memso assim, O GLOBO produziu uma matéria e até manipulou uma foto para tentar dar veracidade à sua fraude abjeta (veja melhor no blog do mello - http://www.blogdomello.blogspot.com/ -). Aqui na Bahia, foi pior. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) está fazendo a reforma do Hospital São Jorge (antigo PAM ROMA) e, com isso, ampliando as condições estruturais de serviços de saúde à população. Entretanto, a mídia não quer saber, o importante é mentir deslvadamente. O que foi informado como "a reforma vai demorar três anos", foi publicado no Jornal Correio da Bahia (da família do falecido ex-Senador ACM) como "O hospital vai fechar três anos". É por isso que insistimos: "Vacine-se: A Mídia mente". Veja, abaixo a nota da SESAB:

Sesab desmente jornal Correio da Bahia

Ao contrário do que foi noticiado na edição de hoje (14/05) do Jornal Correio da Bahia, o Hospital São Jorge, no Largo de Roma, continuará prestando serviço à população. Em nenhum momento, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia cogitou ou cogita do fechamento daquela unidade, que será inteiramente reformada e reestruturada configurando- se, aí sim, como um hospital de urgência e emergência e primeiro hospital dia cirúrgico da rede estadual da Bahia, com 100 leitos no Hospital Geral e 30 leitos no hospital dia, mais 10 leitos de UTI e dois Centros Cirúrgicos, com 4 e 6 salas cada um, e toda a parte de apoio diagnóstico, além da manutenção e ampliação do serviço ambulatorial.

Atualmente, o São Jorge, serviço ambulatorial repassado ao Estado pelo antigo Inamps, se configura como unidade de pequeno porte, programado para atendimento ambulatorial especializado, com urgências e emergências clínicas, dispondo de apenas 14 leitos de clínica médica e 16 leitos de pediatria, QUE NÃO SERÃO DESATIVADOS.

Todo o processo de reforma, que começa no segundo semestre deste ano e deverá ser concluído em 2011, será realizado sem prejuízo do atendimento, como deixou claro o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, em entrevista coletiva concedida hoje (quinta, 14) à imprensa. As obras serão feitas de forma gradativa, SEM FECHAMENTO DA UNIDADE, apenas com remanejamento dos serviços.

A Emergência será transferida para a área do ambulatório e os serviços ambulatoriais serão transferidos para outras unidades, a exemplo do atendimento oftalmológico, que será prestado no Hospital Geral Roberto Santos (já reequipado para suportar o aumento da demanda), e o atendimento cardiológico, que será prestado no Hospital Ana Neri.

Os usuários do Hospital São Jorge serão esclarecidos a respeito das mudanças sempre que elas forem se processando. Também está sendo criado um GT (Grupo de Trabalho) para o contato com cada servidor. Cada um será ouvido separadamente, e, na medida do possível, relocado, quando for o caso, para uma unidade mais adequada à sua conveniência. A gerência do Hospital São Jorge será feita pela OSID – Obras Sociais Irmã Dulce, entidade comprovadamente competente em gestão hospitalar, com a vantagem da proximidade física do Hospital Santo Antonio, entidade de atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde) e que representará importante retaguarda de assistência aos usuários do Hospital São Jorge.

A proposta de parceria entre a Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) e OSID foi submetida ao Congeos (Conselho de Gestão das Organizações Sociais), sendo também apresentada ao Conselho Estadual de Saúde e aos representantes dos sindicatos dos profissionais médicos e trabalhadores em saúde.


Nenhum comentário: